Nesta última segunda-feira (15), o CEC (Comitê de Enfretamento da COVID 19) se reuniu no Salão Paroquial da comunidade Sagrado Coração de Jesus, para debater medidas a serem tomadas para seguir o enfrentamento da pandemia em Nova Esperança. Além do comitê, tiveram participando desta reunião, a ACINE, comerciantes de diversos ramos e líderes religiosos da cidade de Nova Esperança.
Na reunião, o CEC se mostrou muito preocupado com a situação do município de Nova Esperança em relação a pandemia. A Rádio Tâmara tentou gravar uma entrevista com a Secretária de Saúde ou o Prefeito, mas não foi possível.
Devido ao caos instalado em nosso município e toda a região, a secretária Cristina Cancian e o prefeito Moacir Olivatti justificaram a ausência: “diante da situação, estamos direcionando todos os nossos esforços para tentar amenizar a situação, acompanhando a central de leitos para transferir pacientes e buscando comprar mais equipamentos para o Hospital Municipal Sagrado Coração de Jesus ”, destacaram.
Sendo assim, Nova Esperança prorrogou as medidas de enfrentamento à Pandemia do novo coronavírus, que entram em vigor a partir desta terça-feira (16) e será válido por 07 dias. As aulas presenciais continuam suspensas em Instituições de Ensino públicas e privadas, inclusive em escolas que ofereçam cursos técnicos e/ou profissionalizantes e escolas de idiomas, assim como a instrução militar no Tiro de Guerra.
Restaurantes, bares, lanchonetes, sorveterias, cafeterias, pizzarias, lojas de conveniência e demais serviços de alimentação poderão funcionar presencialmente de segunda a sábado, respeitadas as medidas sanitárias.
Os referidos estabelecimentos deverão programar seus pedidos a modo de respeitar o Toque de Recolher às 20h, sendo permitido o atendimento por meio de serviços de entrega (delivery) após as 20h.
No domingo, dia 21 de março, ficam suspensas todas as atividades no Município de Nova Esperança, inclusive na modalidade delivery, drive thru e take away, sendo permitida apenas:
I – a abertura e funcionamento presencial das farmácias
II – o atendimento exclusivo por delivery dos serviços de alimentação e comércio de gás.
Sobre o toque de recolher as 20 horas, também foi motivo de um caloroso debate na reunião e até em certos pontos com ironias dos presentes na reunião com a seguinte pergunta ao comitê:
“Ah, o vírus pega férias depois das 20h.?”
A resposta do comitê foi dada não apenas em ajuda no combate da pandemia, mas elevando em um âmbito geral a importância do toque de recolher:
“Não, não é isso. Menos pessoas circulando, menos acidentes e menos ocorrências. Menor fluxo de pessoas aglomeradas em praças públicas, resultando no contingenciamento de propagação do vírus.”
No final da reunião, ainda foi informado sobre o aumento de leito do hospital Sagrado Coração de Jesus, pois a 15º Regional de Saúde transformou o local em hospital de campanha e respaldo para atendimentos da região.