A ação conjunta é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) e conta com o trabalho integrado das polícias Militar, Civil, Penal e Científica, além da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros.
Durante as ações no primeiro dia de operação, três mandados de prisão foram cumpridos, sendo dois em Paranavaí e um em Nova Esperança.
Em uma das abordagens, no Jardim São Jorge, em Paranavaí, um homem de 52 anos foi flagrado portando uma espingarda com seis munições, sendo quatro intactas e duas deflagradas.
Outro destaque da operação aconteceu durante um bloqueio na rodovia estadual, na altura do distrito de Nova Bilac. Um veículo tentou fugir da abordagem policial e foi perseguido até São Carlos do Ivaí, onde acabou interceptado. No interior do carro, foram encontrados 238 quilos de maconha. O motorista foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia para os procedimentos legais.
A Operação Sinergia II continua em andamento e tem como principal objetivo reforçar o patrulhamento, combater o tráfico de drogas e armas e reduzir os índices de criminalidade em Paranavaí e em toda a região noroeste. As ações seguem nos próximos dias com o envolvimento de efetivos operacionais e administrativos das forças de segurança.