O diretor de Redes da REDETELESUL, Pérsio Sgubin Junior, representou a associação durante reunião no NIC.br. Segundo o diretor, foi firmado acordo entre a ANATEL, NIC.br e CGI.br (Comitê Gestor de Internet) que estabelece regras para o bloqueio da porta 25. O objetivo é diminuir o spam nas redes.
“O bloqueio será feito por todas operadoras que atendem o cliente final e, principalmente, para quem tem servidor de email. Além disso, vamos ter que fazer o dever de casa para que nossos clientes não fiquem sem a correspondência eletrônica”, explica Junior. Ele acrescenta que haverá prazo para que os provedores se adéquem. Mas, alerta que, internamente, cada provedor terá que ser ágil porque depois que as operadoras de Telecom “virarem a chave”, não haverá mais volta no processo.
O prazo está sendo acordado para no máximo um ano. Durante a reunião no NIC.br, grandes provedores como UOL e IG, entre outros, garantiram que já fizeram o dever de casa. Somente o provedor Terra é que não fez a mudança, mas garantiu que até o dia 18 de novembro fechará a porta. Ficou para setembro ou, no máximo, outubro a assinatura do acordo.
Mais detalhes sobre o assunto podem ser obtidos no endereço:http://antispam.br/admin/porta25/
Novela
Há anos existe a expectativa de que as operadoras de telecomunicações, que operam com internet, implantem um sistema de bloqueio de spams na rede doméstica no país (Gerência Porta 25). A internet brasileira é uma das mais lentas do mundo porque os computadores domésticos são infectados, enviam spams e infectam a rede. Também existem hackers de outros países que usam a infraestrutura brasileira para mandar e-mails. Com o fim da Porta 25, quando forem enviados e-mails pelos computadores residenciais, será possível saber a origem das mensagens.
Dirceu Herrero – Assessor de Imprensa REDETELESUL |